Acerca de nós

Lisboa, Portugal
A nossa turma é composta por 21 alunos e estamos a frequentar o 3º ano da Escola Básica nº 31 do Lumiar, em Lisboa. Como gostamos muito de descobrir coisas novas e temos muito interesse sobre a natureza, iniciamos, no dia 23 de Fevereiro de 2010, o projecto À DESCOBERTA DA NATUEZA", cujas actividades e descobertas iremos partilhar com vocês. Os objectivos do nosso projecto são os seguintes: • Promover o respeito pelo meio ambiente; • Estimular saberes que permitam tomar decisões em relação aos assuntos ambientais; • Estimular o desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; • Favorecer a construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural;

Plantas

No dia de Março duas alunas trouxeram duas histórias, sobre as plantas, para contar à turma. Cada uma escreveu a sua história e decidimos partilhar com vocês, para que vejam como sabemos escrever histórias:

" O João e as flores"
"Era uma vez, num bairro muito velho, um menino chamado João que tratava muito mal as flores. Um dia disse aos pais:

- Vamos embora daqui, não gosto nada de flores e neste bairro, há muitas flores! - exclamou o João.

- Estás doido!? - disseram os pais em conjunto - Eu e a tua mãe adoramos flores por isso não vamos embora. - disse o pai.

O João, no dia seguinte, percebeu que as flores eram muito bonitas e que pertenciam à natureza. Então, foi pedir desculpa a quem ele estragou as suas lindas flores.

Desde esse dia o João nunca mais foi mau para a natureza. O João aprendeu a lição."

C. D. 3º ano

"A Laura aprendeu a reprodução por estacas"

" Num dia de sol a Laura saiu de casa com umas sementes e foi para o jardim planta-las. O Tiago passou por ela levando um ramo verde.

- Para onde levas esse ramo? - perguntou a Laura.

O Tiago respondeu:

- Levo-o para o jardim. Vou fazer reprodução por estaca.

- Como se faz isso? - perguntou Laura.

- Espeta-se o ramo na terra e deita-se água. - respondeu Tiago, surpreendido por a amiga não saber o que já tinham feito dado tantas vezes na escola.

- Posso experimentar? - perguntou Laura, ansiosa por começar.

- Claro que podes!

O Tiago deu um ramo verde à Laura e ela espetou-o na terra e deu-lhe água. Ela e o Tiago ficaram lá até ao anoitecer, até que chegou a hora de ir para casa. Quando chegou, a casa, a Laura deu a notícia à mãe. A mãe ficou muito orgulhosa. No dia seguinte, bem cedo, a Laura foi para o jardim, as suas hortenses já tinham crescido, ela ficou muito contente e desde então passou a saber o que era reprodução por estaca. "

I. F. 3º ano

Neste dia também fomos à Biblioteca ver, nos computadores, um power-point sobre plantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário