Acerca de nós

Lisboa, Portugal
A nossa turma é composta por 21 alunos e estamos a frequentar o 3º ano da Escola Básica nº 31 do Lumiar, em Lisboa. Como gostamos muito de descobrir coisas novas e temos muito interesse sobre a natureza, iniciamos, no dia 23 de Fevereiro de 2010, o projecto À DESCOBERTA DA NATUEZA", cujas actividades e descobertas iremos partilhar com vocês. Os objectivos do nosso projecto são os seguintes: • Promover o respeito pelo meio ambiente; • Estimular saberes que permitam tomar decisões em relação aos assuntos ambientais; • Estimular o desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; • Favorecer a construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural;

Reprodução das Plantas por Estaca

No dia 2 de Março fizemos a germinação de Hortenses, para quem não sabe a germinação desta planta é feita por estacas, pois nem todas as plantas reproduzem-se como o feijão e o grão, que é por sementes. A seguir podem consultar os vários tipos de reprodução para que não fiquem com dúvidas:


GERMINAÇÃO – é o processo pelo qual se forma uma planta a partir duma semente.

GERMINAÇÃO POR ESTACA – Há plantas (roseira, sardinheira, videira, …) que também se reproduzem por estaca. Cortam-se ramos dessas plantas que se enterram no solo. A estaca enterrada ganhará raízes e começará a desenvolver-se uma nova planta.

ENXERTIA - Ramo que se aplica sobre um tronco para que se desenvolva. Exemplos de enxertia: videira, limoeiro, etc.

MERGULHIA – Utiliza-se este processo em plantas de ramos flexíveis. Consiste em dobrar um ramo da planta que se quer multiplicar, até o introduzir na terra deixando a parte terminal a descoberto. Algum tempo depois, na parte enterrada, aparecem raízes. Quando estas estão suficientemente desenvolvidas corta-se a nova planta, separando-a da “planta-mãe”. Ex. videira.

MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA – Obtém-se uma nova planta, plantando raízes, caules ou folhas. A vantagem é que a nova planta tem todas as características da “planta-mãe”. Ex. dália, morangueiro, etc.




Estas fotografias são dois exemplos do nosso trabalho:

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